Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca


A Instituição está localizada em Avanca que é uma freguesia litoral, que se situa no concelho de Estarreja e pertence ao Distrito de Aveiro.

ETR-avancaAvanca é vila desde 1973 e é uma das freguesias do concelho onde se encontra a industria mais significativa (Nestlé, Joviflex, Adico, Cires, entre outras). Esta é a terceira freguesia com mais área urbana estando neste momento com um crescimento bastante elevado.

Em termos de historial, Avanca tem um património muito rico e pode citar-se, por exemplo: A Casa Museu do Dr. Egas Moniz, as varias casas centenárias, o cruzeiro centenário, a Igreja centenária construída no lugar da anterior, as casas de brasão de gente ilustre, entre outros.

Nesta terra, a agricultura é significativa, na medida em que, há uma grande área de solo com uso agrícola, embora classificando-se de cariz familiar, dado que, o grande número de operários que nela trabalham, fazem-no como complemento de rendimentos.

Encontra-se também um grande número de construtores, com muitos empregados na construção civil, daí a grande evolução a nível urbano.

logologologocentrotransRelativamente à Instituição, a Paróquia de Avanca sentia, há muito, necessidade de ter o seu Centro Paroquial para dar apoio às catequeses e aos grupos paroquiais, que não tinham onde se reunir. A primeira ideia do Centro Paroquial, era mais um apoio à paróquia, tendo como filosofia que cada grupo deveria ter a sua sala para as suas reuniões. Para além das salas de reuniões dos grupos surgiu, também a ideia de uma biblioteca e um museu e um auditório.

Quando o projecto nasceu, há mais de 35 anos, as professoras da Escola do Mato dirigiram-se à Segurança Social pedindo um A.T.L, pois as crianças, no fim da escola, não tinham para onde ir, até que os pais chegassem do trabalho. Num acordo entre as professoras e o Pároco, foi criado o A.T.L. que começou a funcionar na cantina da Escola do Mato há cerca de 25 anos. Só em 1993 e que o A.T.L. veio para as instalações do actual Centro Paroquial.

Em 1989 veio o actual Pároco tomar conta da paróquia e as obras do grande Centro Paroquial, que estavam paradas, sofreram uma grande modificação. Em virtude de mais de metade das crianças não serem recebidas na Fundação Benjamim Dias Costa, sentiu-se a necessidade de criar no centro, uma Creche para acolher as crianças, que eram muitas, que não tinham lugar noutras instituições.

A verdade é que a Creche veio fazer sentir, aos pais que trabalhavam a necessidade do pré-primário. Demorou alguns anos esta aprovação, tendo os seus custos sido suportados pelas outras valências durante os primeiros anos. Há cerca de 15 anos começou a ter apoios, primeiro para 30 e depois para 44 crianças.

As valências aprovadas para o Centro Social antes de 1989 eram o A.T.L. e o Centro de Dia.

Já as obras decorriam, estando mesmo já em fase de acabamentos, quando se pôs o problema do Lar. Fez-se um inquérito à população idosa da freguesia, sobre o que pretendiam do Centro Social, tendo-se constatado que uma maioria significativa pretendia um Lar para pessoas idosas. Como não estava previsto não se deu importância ao resultado da sondagem.

centro_vista_superiorHaviam, no Centro, alguns quartos que seriam para alojar pessoas que precisassem de aqui pernoitar e, havia também, uma pequena casa que seria para um casal residente ou uma Comunidade de Irmãs. Tentou-se adaptar estas instalações a um mini-lar que pudesse acolher os casos mais urgentes de idosos. Mas a necessidade de um Lar foi crescendo cada vez mais e foram-se fazendo novos quartos em terraços adaptados.

A valência de apoio domiciliário começou logo nos primeiros tempos em que começaram a funcionar as instalações Hoje o Centro Paroquial tem acordos com a Segurança Social com os seguintes valores: para a Creche 44 crianças para o Jardim também 44 crianças para o A.T.L. do 1º Ciclo ……. E do 2º Ciclo….. crianças. Em relação ao Lar 40 pessoas, tudo mais 12 sem acordo com a Segurança Social, ao Centro de Dia 20, e ao Apoio Domiciliário 30 pessoas e tem também a Intervenção Comunitária.

O Centro Paroquial já foi responsável pelo projecto de luta contra a pobreza no Concelho de Estarreja. No âmbito deste projecto foram recuperadas mais de 80 casas degradadas em todo o concelho.

Além da parte social, o Centro dá apoio à Paróquia acolhendo os vários grupos, cedendo espaço para catequeses e escuteiros. Tem também uma Biblioteca e um grande Auditório com cerca de l 000 lugares sentados

Em resumo, o Centro Paroquial assiste mais de 300 utentes diariamente nas várias valências e é, assim o principal pólo de vida da vila de Avanca.

Ano de elevação a Vila

Avanca é vila desde 1973 e é uma das freguesias do concelho onde se encontra a industria mais significativa (Nestlé, Joviflex, Adico, Cires, entre outras). Esta é a terceira freguesia com mais área urbana estando neste momento com um crescimento bastante elevado.

Casa Museu do Dr. Egas Moniz

A Casa Museu do Dr. Egas Moniz, as varias casas centenárias, o cruzeiro centenário, a Igreja centenária construída no lugar da anterior, as casas de brasão de gente ilustre, entre outros.

Lugares no Auditório

Utentes são assistidos diáriamente